Fórmula magistral vs preparado oficinal




FÓRMULAS e PREPARADOS

Os medicamentos manipulados são medicamentos preparados segundo fórmulas magistrais ou oficinais, cuja preparação compete às farmácias ou serviços farmacêuticos hospitalares, sob a directa responsabilidade do farmacêutico.

O medicamento manipulado pode ser apresentado como:

Fórmula magistral, o medicamento preparado em farmácia de oficina ou nos serviços farmacêuticos hospitalares;

Preparado Oficinal, qualquer medicamento preparado segundo as indicações de uma farmacopeia ou de um formulário.

Os atuais padrões de qualidade na utilização de medicamentos manipulados estão enquadrados num sistema de boas práticas a observar na preparação de medicamentos manipulados, de acordo com normas e requisitos aprovados pelo Infarmed.

A utilização de medicamentos manipulados pode consistir:

  • na preparação individual de um medicamento (fórmula magistral) destinado a um dado doente por prescrição do médico segundo receita médica que especifica o doente a quem o medicamento se destina;
  • ou traduzir-se na utilização de um medicamento manipulado, preparado para vários doentes, (preparado oficinal) realizada antecipadamente, sob a forma de preparação multi-dose e distribuído em múltiplas embalagens para dose única.


O médico ao prescrever uma fórmula magistral deve certificar-se da sua segurança e eficácia, verificando a possibilidade de existência de interacções que coloquem em causa a acção do medicamento ou a segurança do doente.
    A preparação e dispensa de medicamentos manipulados é realizada nas farmácias ou serviços farmacêuticos hospitalares, sob a directa responsabilidade do farmacêutico, e de acordo com a terapêutica necessária a cada paciente.