Formulário Galénico Nacional (1969)




Solução alcoólica de resorcina e ácido salicílico

  • Resorcina............................................... um grama e cinco decigramas 1,5
  • Ácido salicílico........................................um grama e cinco decigramas 1,5 
  • Óleo de rícino..........................................................................um grama 1 
  • Álcool..................................................................noventa e seis gramas 96
Dissolva a resorcina e o ácido na maior parte do álcool; ajunte o óleo e o álcool restante; 
filtre.

Conservação: em recipiente fechado, ao abrigo da luz.
Prazo de validade: curto

Queratolítico 



Resorcina ou resorcinol é um composto químico entre os diidroxifenóis, tendo a fórmula química C6H4(OH)2.
É o isômero 1,3 do benzenodiol, portanto, tem os radicais hidroxila na posição meta. Ele também é conhecido com uma variedade de outros nomes, incluindo: m-diidroxibenzeno, 1,3-benzenodiol, 1,3-diidroxibenzeno, 3-hidroxifenol, m-hidroquinona, m-benzenediol, e 3-hidroxiciclohexadieno-1-ona.
ácido salicílico é um Beta-Hidroxiácido (ß-Hidroxiácido) com propriedades queratolíticas (esfoliantes) e antimicrobianas, o que significa que afina a camada espessada da pele e age evitando a contaminação por bactérias e fungos oportunistas. É um ácido utilizado no tratamento de pele hiperqueratótica, isto é, super espessada, em condições de descamação como: caspadermatite seborreicaictiosepsoríase e acne, problemas que atingem facilmente a ala masculina. É caracterizado ainda por ser um regularizador da oleosidade e também um anti-inflamatório potencial. A grande vantagem deste ácido é que apresenta um bom poder esfoliativo e também uma acção hidratante, cuja característica principal é a capacidade de penetração nos poros ajudando na remoção da camada queratinizada com uma acção irritante muito menor que os outros ingredientes.
óleo de rícino ou óleo de mamona (ou azeite de rícino ou mamona) é obtido a partir das sementes da planta Ricinus communis, que contém aproximadamente uns 40-50 por cento de óleo. O óleo por sua vez contém 70-77 por cento dostriglicerídeos do ácido ricinoleico. Diferentemente das próprias sementes desta planta, não é tóxico, pois a ricina não é solúvel no óleo.